SÁBADO DA 26ª SEMANA - TEMPO COMUM

Aquele que trouxe sofrimento para vós,
para vós trará, com a vossa salvação, eterna alegria.
Leitura do Livro de Baruc 4, 5-12. 27-29
Coragem, meu povo, que sois a lembrança viva de Israel:
fostes vendido às nações, mas não para serdes exterminado; por terdes provocado a ira de Deus é que fostes entregue aos inimigos.
Exasperastes Aquele que vos criou, oferecendo sacrifícios aos demônios, e não a Deus.
Esquecestes o Deus que vos alimentou, o Deus eterno, e entristecestes aquela que vos nutriu, Jerusalém.
Ela viu desabar sobre vós a ira de Deus e disse: 'Escutai, vizinhas de Sião: Deus fez cair sobre mim uma grande aflição.
Eu vi o cativeiro de meus filhos e filhas, que o Eterno lhes infligiu.
Eu os havia criado com alegria; com lágrimas e luto os vi partir.
Ninguém se alegre por ver-me viúva e abandonada por muitos! Por causa dos pecados de meus filhos, fiquei deserta; eles se desviaram da lei de Deus.
Animai-vos, meus filhos, e clamai a Deus; ele, que vos fez sofrer, há de lembrar-se de vós.
Como por livre vontade vos desviastes de Deus, agora, voltando, buscai-o com zelo dez vezes maior;
aquele que trouxe sofrimento para vós, para vós trará, com a vossa salvação, eterna alegria.
Palavra do Senhor.
Nosso Deus atende a prece dos seus pobres
Humildes, vede isto e alegrai-vos: / o vosso coração reviverá, / se procurardes o Senhor continuamente!Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres, / e não despreza o clamor de seus cativos. Que céus e terra glorifiquem o Senhor / com o mar e todo ser que neles vive!
R.
Sim, Deus virá e salvará Jerusalém, / reconstruindo as cidades de Judá, / onde os pobres morarão, sendo seus donos. A descendência de seus servos há de herdá-las, / e os que amam o santo nome do Senhor / dentro delas fixarão sua morada!
R.
Ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 10, 17-24
Naquele tempo:
Os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: 'Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome. '
Jesus respondeu: 'Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago.
Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal.
Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu. '
Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: 'Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.
Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. '
Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: 'Felizes os olhos que vêem o que vós vedes!
Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir. '
Palavra da Salvação.

SANTOS ANJOS DA GUARDA - SANTORAL

Vou enviar um anjo que vá à tua frente.
Leitura do Livro do Êxodo 23, 20-23
Assim diz o Senhor:
Vou enviar um anjo que vá à tua frente, que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que te preparei.
Respeita-o e ouve a sua voz. Não lhe sejas rebelde, porque não suportará as vossas transgressões, e nele está o meu nome.
Se ouvires a sua voz e fizeres tudo o que eu disser, serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários.
O meu anjo irá à tua frente e te conduzirá à terra dos amorreus, dos hititas, dos fereseus, dos cananeus, dos heveus e dos jebuseus, e eu os exterminarei.
Palavra do Senhor.
O Senhor deu uma ordem aos seus anjos, para em todos os caminhos te guardarem.
Quem habita ao abrigo do Altíssimo / e vive à sombra do Senhor onipotente, diz ao Senhor: 'Sois meu refúgio e proteção, / sois o meu Deus, no qual confio inteiramente'.
R.
Do caçador e do seu laço ele te livra. / Ele te salva da palavra que destrói. Com suas asas haverá de proteger-te, / com seu escudo e suas armas, defender-te.
R.
Não temerás terror algum durante a noite, / nem a flecha disparada em pleno dia; nem a peste que caminha pelo escuro, / nem a desgraça que devasta ao meio-dia.
R.
Nenhum mal há de chegar perto de ti, / nem a desgraça baterá à tua porta; pois o Senhor deu uma ordem a seus anjos / para em todos os caminhos te guardarem.
R.
Os seus anjos nos céus vêem sem cessar
a face do meu Pai que está nos céus.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 18, 1-5. 10
Naquela hora,
Os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: 'Quem é o maior no Reino dos Céus?'
Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles
e disse: 'Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus.
Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus.
E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe.
Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus vêem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus.
Palavra da Salvação.