2ª-FEIRA DA 19ª SEMANA - TEMPO COMUM

Abri, pois, o vosso coração. Amai os estrangeiros,
porque vós também fostes estrangeiros.
Leitura do Livro do Deuteronômio 10, 12-22
Moisés falou ao povo, dizendo:
E agora, Israel, o que é que o Senhor teu Deus te pede? Apenas que o temas e andes em seus caminhos; que ames e sirvas ao Senhor teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma,
e que guardes os mandamentos e preceitos do Senhor, que hoje te prescrevo para que sejas feliz.
Vê: é ao Senhor teu Deus que pertencem os céus, o mais alto dos céus, a terra e tudo o que nela existe.
No entanto, foi a teus pais que o Senhor se afeiçoou e amou; e, depois deles, foi à sua descendência, isto é, a vós, que ele escolheu entre todos os povos, como hoje está provado.
Abri, pois, o vosso coração, e não endureçais mais vossa serviz,
porque o vosso Deus é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas nem aceita suborno.
Ele faz justiça ao órfão e à viúva, ama o estrangeiro e lhe dá alimento e roupa.
Portanto, amai os estrangeiros, porque vós também fostes estrangeiros na terra do Egito.
Temerás o Senhor teu Deus e só a ele servirás; a ele te apegarás e jurarás por seu nome.
Ele é o teu louvor, ele é o teu Deus, que fez por ti essas coisas grandes e terríveis que viste com teus próprios olhos.
Ao descerem para o Egito, teus pais eram apenas setenta pessoas, e agora o Senhor teu Deus te fez tão numeroso como as estrelas do céu'.
Palavra do Senhor.
Glorifica o Senhor, Jerusalém!
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Glorifica o Senhor, Jerusalém! / Ó Sião, canta louvores ao teu Deus!Pois reforçou com segurança as tuas portas, / e os teus filhos em teu seio abençoou.
R.
a paz em teus limites garantiu / e te dá como alimento a flor do trigo. Ele envia suas ordens para a terra, / e a palavra que ele diz corre veloz
R.
Anuncia a Jacó sua palavra, / seus preceitos suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, / a nenhum outro revelou os seus preceitos.
R.
Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará.
Os filhos estão isentos dos impostos.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 17, 22-27
Naquele tempo:
Quando Jesus e os seus discípulos estavam reunidos na Galiléia, ele lhes disse: 'O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens.
Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará. ' E os discípulos ficaram muito tristes.
Quando chegaram a Cafarnaum, os cobradores do imposto do Templo aproximaram-se de Pedro e perguntaram: 'O vosso mestre não paga o imposto do Templo?'
Pedro respondeu: 'Sim, paga. ' Ao entrar em casa, Jesus adiantou-se, e perguntou: 'Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos?'
Pedro respondeu: 'Dos estranhos!' Então Jesus disse: 'Logo os filhos são livres.
Mas, para não escandalizar essa gente, vai ao mar, lança o anzol, e abre a boca do primeiro peixe que tu pescares. Ali tu encontrarás uma moeda; pega então a moeda e vai entregá-la a eles, por mim e por ti. '
Palavra da Salvação.