3ª-FEIRA DA 18ª SEMANA - TEMPO COMUM

O mesmo, não acontece com o meu servo Moisés,
como com os outros profetas.
Como, pois, vos atreveis a rebaixar o meu servo Moisés?
Leitura do Livro dos Números 12, 1-13
Naqueles dias:
Maria e Aarão criticaram Moisés por causa de sua mulher etíope.
E disseram: 'Acaso o Senhor falou só através de Moisés? Não falou, também, por meio de nós?' E o Senhor ouviu isto.
Moisés era um homem muito humilde, mais do que qualquer outro sobre a terra.
Então o Senhor disse a Moisés, Aarão e Maria: 'Ide todos os três à Tenda da Reunião'. E eles foram.
O Senhor desceu na coluna de nuvem, parou à entrada da Tenda, e chamou Aarão e Maria. Quando se aproximaram, ele lhes disse:
'Escutai minhas palavras! Se houver entre vós um profeta do Senhor, eu me revelarei a ele em visões e falarei com ele em sonhos.
O mesmo, porém, não acontece com o meu servo Moisés, que é o mais fiel em toda a minha casa!
Porque a ele eu falo face a face; é às claras, e não por figuras, que ele vê o Senhor! Como, pois, vos atreveis a rebaixar o meu servo Moisés?'
E, indignado contra eles, o Senhor retirou-se.
A nuvem que estava sobre a Tenda afastou-se, e no mesmo instante, Maria se achou coberta de lepra, branca como a neve. Quando Aarão olhou para ela e a viu toda coberta de lepra,
disse a Moisés: 'Rogo-te, meu Senhor! Não nos faças pagar pelo pecado que tivemos a insensatez de cometer.
Que Maria não fique como morta, como um aborto que é lançado fora do ventre de sua mãe, já com metade da carne consumida pela lepra'.
Então Moisés clamou ao Senhor, dizendo: 'Ó Deus, eu te suplico, dá-lhe a cura!'
Palavra do Senhor.
Misericórdia, ó Senhor, porque pecamos!
Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! / Na imensidão de vosso amor, purificai-me!Lavai-me todo inteiro do pecado, / e apagai completamente a minha culpa!
R.
Eu reconheço toda a minha iniqüidade, / o meu pecado está sempre à minha frente. Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, / e pratiquei o que é mau aos vossos olhos!
R.
Mostrais assim quanto sois justo na sentença, e quanto é reto o julgamento que fazeis. Vede, Senhor, que eu nasci na iniqüidade / e pecador minha mãe me concebeu.
R.
Criai em mim um coração que seja puro, / dai-me de novo um espírito decidido. ó Senhor, não me afasteis de vossa face, / nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!
R.
'Senhor, manda-me ir ao teu encontro,
caminhando sobre a água. '
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 14, 22-36
Depois que a multidão comera até saciar-se,
Jesus mandou que os discípulos entrassem na barco e seguissem, à sua frente, para o outro lado do mar, enquanto ele despediria as multidões.
Depois de despedi-las, Jesus subiu ao monte, para orar a sós. A noite chegou, e Jesus continuava ali, sozinho.
A barca, porém, já longe da terra, era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário.
Pelas três horas da manhã, Jesus veio até os discípulos, andando sobre o mar.
Quando os discípulos o avistaram, andando sobre o mar, ficaram apavorados, e disseram: 'É um fantasma'. E gritaram de medo.
Jesus, porém, logo lhes disse: 'Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!'
Então Pedro lhe disse: 'Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água. '
E Jesus respondeu: 'Vem!' Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus.
Mas, quando sentiu o vento, ficou com medo e começando a afundar, gritou: 'Senhor, salva-me!'
Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: 'Homem fraco na fé, por que duvidaste?'
Assim que subiram no barco, o vento se acalmou.
Os que estavam no barco, prostraram-se diante dele, dizendo: 'Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!'
Após a travessia desembarcaram em Genesaré.
Os habitantes daquele lugar, reconheceram Jesus e espalharam a notícia por toda a região. Então levaram a ele todos os doentes;
e pediam que pudessem, ao menos, tocar a barra de sua veste. E todos os que a tocaram, ficaram curados.
Palavra da Salvação.