2ª-FEIRA DA 32ª SEMANA - TEMPO COMUM

A Sabedoria é o espírito que ama os homens;
o Espírito do Senhor enche toda a terra.
Início do Livro da Sabedoria 1, 1-7
Amai a justiça, vós que governais a terra; tende bons sentimentos para com o Senhor e procurai-o com simplicidade de coração.
Ele se deixa encontrar pelos que não exigem provas, e se manifesta aos que nele confiam.
Pois os pensamentos perversos afastam de Deus; e seu poder, posto à prova, confunde os insensatos.
A Sabedoria não entra numa alma que trama o mal nem mora num corpo sujeito ao pecado.
O espírito santo, que a ensina, foge da astúcia, afasta-se dos pensamentos insensatos e retrai-se quando sobrevém a injustiça.
Com efeito, a Sabedoria é o espírito que ama os homens, mas não deixa sem castigo quem blasfema com seus próprios lábios, pois Deus é testemunha dos seus pensamentos, investiga seu coração segundo a verdade e mantém-se à escuta da sua língua;
porque o espírito do Senhor enche toda a terra, mantém unidas todas as coisas e tem conhecimento de tudo o que se diz.
Palavra do Senhor.
Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!
Senhor, vós me sondais e conheceis, sabeis quando me sento ou me levanto; / de longe penetrais meus pensamentos, percebeis quando me deito e quando eu ando, / os meus caminhos vos são todos conhecidos.
R.
A palavra nem chegou à minha língua, / e já, Senhor, a conheceis inteiramente. Por detrás e pela frente me envolveis; / pusestes sobre mim a vossa mão. Esta Verdade é por demais maravilhosa, / é tão sublime que não posso compreendê-la.
R.
Em que lugar me ocultarei de vosso espírito? / E para onde fugirei de vossa face?Se eu subir até os céus, ali estais; / se eu descer até o abismo, estais presente.
R.
Se a aurora me emprestar as suas asas, / para eu voar e habitar no fim dos mares; mesmo lá vai me guiar a vossa mão / e segurar-me com firmeza a vossa destra.
R.
Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes
vier a ti, dizendo: 'Estou arrependido', tu deves perdoá-lo.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 17, 1-6
Naquele tempo:
Jesus disse a seus discípulos: 'É inevitável que aconteçam escândalos. Mas ai daquele que produz escândalos!
Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar, do que escandalizar um desses pequeninos.
Prestai atenção: se o teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se converter, perdoa-lhe.
Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: 'Estou arrependido', tu deves perdoá-lo. '
Os apóstolos disseram ao Senhor: 'Aumenta a nossa fé!'
O Senhor respondeu: 'Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: 'Arranca-te daqui e planta-te no mar', e ela vos obedeceria.
Palavra da Salvação.