5º DOMINGO - PÁSCOA

Contou-lhes como tinha visto o Senhor no caminho
Leitura dos Atos dos Apóstolos 9, 26-31
Naqueles dias:
Saulo chegou a Jerusalém e procurava juntar-se aos discípulos. Mas todos tinham medo dele, pois não acreditavam que ele fosse discípulo.
Então Barnabé tomou Saulo consigo, levou-o aos apóstolos e contou-lhes como Saulo tinha visto o Senhor no caminho, como o Senhor lhe havia falado e como Saulo havia pregado, em nome de Jesus, publicamente, na cidade de Damasco.
Daí em diante, Saulo permaneceu com eles em Jerusalém e pregava com firmeza em nome do Senhor.
Falava também e discutia com os judeus de língua grega, mas eles procuravam matá-lo.
Quando ficaram sabendo disso, os irmãos levaram Saulo para Cesaréia, e dali o mandaram para Tarso.
A Igreja, porém, vivia em paz em toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Ela consolidava-se e progredia no temor do Senhor e crescia em número com a ajuda do Espírito Santo.
Palavra do Senhor.
Senhor sois meu louvor em meio à grande assembléia!
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Sois meu louvor em meio à grande assembléia; / cumpro meus votos ante aqueles que vos temem!Vossos pobres vão comer e saciar-se, / e os que procuram o Senhor o louvarão; / 'Seus corações tenham a vida para sempre!'
R.
Lembrem-se disso os confins de toda a terra, / para que voltem ao Senhor e se convertam, / e se prostrem, adorando, diante dele / todos os povos e as famílias das nações. Somente a ele adorarão os poderosos, / e os que voltam para o pó o louvarão.
R.
Para ele há de viver a minha alma, toda a minha descendência há de servi-lo; / às futuras gerações anunciará o poder e a justiça do Senhor; / ao povo novo que há de vir, ela dirá: / 'Eis a obra que o Senhor realizou!'
R.
Este é o seu mandamento: que creiamos
e nos amemos uns aos outros
Leitura da Primeira Carta de São João 3, 18-24
Filhinhos, não amemos só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade!
Aí está o critério para saber que somos da verdade e para sossegar diante dele o nosso coração,
pois, se o nosso coração nos acusa, Deus é maior que o nosso coração e conhece todas as coisas.
Caríssimos, se o nosso coração não nos acusa, temos confiança diante de Deus.
E qualquer coisa que pedimos recebemos dele, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é do seu agrado.
Este é o seu mandamento: que creiamos no nome do seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, de acordo com o mandamento que ele nos deu.
Quem guarda os seus mandamentos permanece com Deus e Deus permanece com ele. Que ele permanece conosco, sabemo-lo pelo Espírito que ele nos deu.
Palavra do Senhor.
Quem permanecer em mim, e eu
nele, produz muito fruto
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 15, 1-8
Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos:
'Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor.
Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda.
Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei.
Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim.
Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permaneceu em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados.
Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedí o que quiserdes e vós será dado.
Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.
Palavra da Salvação.

SANTO ATANÁSIO, BISPO E DOUTOR DA IGREJA - SANTORAL

Esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé.
Leitura da Primeira Carta de São João 5, 1-5
Caríssimos:
Todo o que crê que Jesus é o Cristo, nasceu de Deus, e quem ama aquele que gerou alguém, amará também aquele que dele nasceu.
Podemos saber que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.
Pois isto é amar a Deus: observar os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados,
pois todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé.
Quem é o vencedor do mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?
Palavra do Senhor.
O justo tem nos lábios o que é sábio.
Confia no Senhor e faze o bem, / e sobre a terra habitarás em segurança. Coloca no Senhor tua alegria, / e ele dará o que pedir teu coração.
R.
Deixa aos cuidados do Senhor o teu destino; / confia nele, e com certeza ele agirá. Fará brilhar tua inocência como a luz, / e o teu direito, como o sol do meio-dia.
R.
O justo tem nos lábios o que é sábio, / sua língua tem palavras de justiça; traz a Aliança do seu Deus no coração, / e seus passos não vacilam no caminho.
R.
Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 10, 22-25a
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.
Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem.
O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor.
Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor.
Palavra da Salvação.