Liturgia

3ª-FEIRA DA 21ª SEMANA - TEMPO COMUM

Desejávamos dar-vos não somente o evangelho de Deus,
mas até, a própria vida.
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 2, 1-8
Bem sabeis, irmãos, que nossa vinda até vós não foi em vão.
Apesar de maltratados e ultrajados em Filipos, como sabeis, encontramos em Deus a coragem de vos anunciar o evangelho, em meio a grandes lutas.
A nossa exortação não se baseia no erro, na ambigüidade ou no desejo de enganar.
Ao contrário, uma vez que Deus nos achou dignos para que nos confiasse o evangelho, falamos não para agradar aos homens, mas a Deus, que examina os nossos corações.
Bem sabeis que nunca usamos palavras de adulação, nem procedemos movidos por disfarçada ganância. Deus é testemunha disso.
E também não procuramos elogios humanos, nem da parte de vós, nem de outros,
embora pudéssemos fazer valer a nossa autoridade de apóstolos de Cristo. Foi com muita ternura que nos apresentamos a vós, como uma mãe que acalenta os seus filhinhos.
Tanto bem vos queríamos, que desejávamos dar-vos não somente o evangelho de Deus, mas até, a própria vida; a tal ponto chegou a nossa afeição por vós.
Palavra do Senhor.
Senhor, vós me sondais e conheceis.
Senhor, vós me sondais e conheceis, sabeis quando me sento ou me levanto; / de longe penetrais meus pensamentos, percebeis quando me deito e quando eu ando, / os meus caminhos vos são todos conhecidos.
R.
A palavra nem chegou à minha língua, / e já, Senhor, a conheceis inteiramente. Por detrás e pela frente me envolveis; / pusestes sobre mim a vossa mão. Esta Verdade é por demais maravilhosa, / é tão sublime que não posso compreendê-la.
R.
Vós deveríeis praticar isto, sem contudo deixar aquilo.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 23, 23-26
Naquele tempo, disse Jesus:
Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vós deveríeis praticar isto, sem contudo deixar aquilo.
Guias cegos! Vós filtrais o mosquito, mas engolis o camelo.
Aí de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós limpais o copo e o prato por fora, mas, por dentro, estais cheios de roubo e cobiça.
Fariseu cego! Limpa primeiro o copo por dentro, para que também por fora fique limpo.
Palavra da Salvação.

SÃO BARTOLOMEU, APÓSTOLO - SANTORAL

A muralha da cidade tinha doze alicerces,
e sobre eles estavam escritos
os nomes dos doze
póstolos do Cordeiro.
Leitura do Livro do Apocalipse de São João 21, 9b-14
Um anjo falou comigo e disse: 'Vem! Vou mostrar-te a noiva, a esposa do Cordeiro'.
Então me levou em espírito a uma montanha grande e alta. Mostrou-me a cidade santa, Jerusalém, descendo do céu, de junto de Deus,
brilhando com a glória de Deus. Seu brilho era como o de uma pedra preciosíssima, como o brilho de jaspe cristalino.
Estava cercada por uma muralha maciça e alta, com doze portas. Sobre as portas estavam doze anjos, e nas portas estavam escritos os nomes das doze tribos de Israel.
Havia três portas do lado do oriente, três portas do lado norte, três portas do lado sul e três portas do lado do ocidente.
A muralha da cidade tinha doze alicerces, e sobre eles estavam escritos os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.
Palavra do Senhor.
Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!
Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, / e os vossos santos com louvores vos bendigam!Narrem a glória e o esplendor do vosso reino / e saibam proclamar vosso poder!
R.
Para espalhar vossos prodígios entre os homens / e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração.
R.
É justo o Senhor em seus caminhos, / é santo em toda obra que ele faz. Ele está perto da pessoa que o invoca, / de todo aquele que o invoca lealmente.
R.
Aí vem um israelita de verdade,
um homem sem falsidade.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 1, 45-51
Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: 'Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José'.
Natanael disse: 'De Nazaré pode sair coisa boa?' Filipe respondeu: 'Vem ver!'
Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: 'Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade'.
Natanael perguntou: 'De onde me conheces?' Jesus respondeu: 'Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi'.
Natanael respondeu: 'Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel'.
Jesus disse: 'Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!'
E Jesus continuou: 'Em verdade, em verdade, eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem'.
Palavra da Salvaçào.