3ª-FEIRA DA 17ª SEMANA - TEMPO COMUM

O Senhor falava com Moisés face a face.
Leitura do Livro do Êxodo 33, 7-11; 34, 5b. 28
Naqueles dias:
Moisés levantou a tenda e armou-a longe, fora do acampamento, e deu-lhe o nome de Tenda da Reunião. Assim, todo aquele que quisesse consultar o Senhor, saía para a Tenda da Reunião, que estava fora do acampamento.
Quando Moisés se dirigia para lá, o povo se levantava e ficava de pé à entrada da própria tenda, seguindo Moisés com os olhos até ele entrar.
Logo que Moisés entrava na Tenda, a coluna de nuvem baixava e ficava parada à entrada, enquanto o Senhor falava com Moisés.
Ao ver a coluna de nuvem parada à entrada da Tenda, todo o povo se levantava e cada um se prostrava à entrada da própria tenda.
O Senhor falava com Moisés face a face, como um homem fala com seu amigo. Depois, Moisés voltava para o acampamento, mas o seu jovem ajudante, Josué, filho de Nun, não se afastava do interior da Tenda.
Moisés invocou o nome do Senhor.
Enquanto o Senhor passava diante dele, Moisés gritou: 'Senhor, Senhor, Deus misericordioso e clemente, paciente, rico em bondade e fiel,
que conserva a misericórdia por mil gerações, e perdoa culpas, rebeldias e pecados, mas não deixa nada impune, pois castiga a culpa dos pais nos filhos e netos, até à terceira e quarta geração'!
Imediatamente, Moisés curvou-se até o chão
e, prostrado por terra, disse: 'Senhor, se é verdade que gozo de teu favor, peço-te, caminha conosco; embora este seja um povo de cabeça dura, perdoa nossas culpas e nossos pecados e acolhe-nos como propriedade tua'.
Moisés esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão nem beber água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos.
Palavra do Senhor.
O Senhor é indulgente, é favorável.
O Senhor realiza obras de justiça / e garante o direito aos oprimidos; revelou os seus caminhos a Moisés, / e aos filhos de Israel, seus grandes feitos.
R.
O Senhor é indulgente, é favorável, / é paciente, é bondoso e compassivo. Não fica sempre repetindo as suas queixas, / nem guarda eternamente o seu rancor.
R.
Não nos trata como exigem nossas faltas, / nem nos pune em proporção às nossas culpas. Quanto os céus por sobre a terra se elevam, / tanto é grande o seu amor aos que o temem;
R.
quanto dista o nascente do poente, / tanto afasta para longe nossos crimes. Como um pai se compadece de seus filhos, / o Senhor tem compaixão dos que o temem.
R.
Como o joio é recolhido e queimado ao fogo,
assim também acontecerá no fim dos tempos.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 13, 36-43
Naquele tempo:
Jesus deixou as multidões e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: 'Explica-nos a parábola do joio!'
Jesus respondeu: Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem.
O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno.
O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os ceifadores são os anjos.
Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos:
o Filho do Homem enviará os seus anjos e eles retirarão do seu Reino todos os que fazem outros pecar e os que praticam o mal;
e depois os lançarão na fornalha de fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes.
Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça. '
Palavra da Salvação.