Liturgia

3ª-FEIRA DA 14ª SEMANA - TEMPO COMUM

De modo algum te chamarás Jacó, mas Israel;
porque lutaste com Deus e venceste.
Leitura do Livro do Gênesis 32, 23-33 (gr. 22-32)
Naqueles dias:
Jacó levantou-se ainda de noite, tomou suas duas mulheres, as duas escravas e os onze filhos, e passou o vau do Jaboc.
Depois de tê-los ajudado a passar a torrente, e atravessar tudo o que lhe pertencia,
Jacó ficou só. E eis que um homem se pôs a lutar com ele até o raiar da aurora.
Vendo que não podia vencê-lo, este tocou-lhe o nervo da coxa e logo o tendão da coxa de Jacó se deslocou, enquanto lutava com ele.
O homem disse a Jacó: 'Larga-me, pois já surge a aurora'. Mas Jacó respondeu: 'Não te largarei, se não me abençoares'.
O homem perguntou-lhe: 'Qual é o teu nome?' Respondeu: 'Jacó'.
Ele lhe disse: 'De modo algum te chamarás Jacó, mas Israel; porque lutaste com Deus e com os homens e venceste'.
Perguntou-lhe Jacó: 'Dize-me, por favor, o teu nome'. Ele respondeu: 'Por que perguntas o meu nome?' E ali mesmo o abençoou.
Jacó deu a esse lugar o nome de Fanuel, dizendo: 'Vi Deus face a face e foi poupada a minha vida'.
Surgiu o sol quando ele atravessava Fanuel; e ia mancando por causa da coxa.
Por isso os filhos de Israel não comem até hoje o nervo da articulação da coxa, pois Jacó foi ferido nesse nervo.
Palavra do Senhor.
Verei, justificado, vossa face, ó Senhor!
Ó Senhor, ouvi a minha justa causa, / escutai-me e atendei o meu clamor! / Inclinai o vosso ouvido à minha prece, / pois não existe falsidade nos meus lábios!
R.
De vossa face é que me venha o julgamento, / pois vossos olhos sabem ver o que é justo. Provai meu coração durante a noite, / visitai-o, examinai-o pelo fogo, / mas em mim não achareis iniqüidade.
R.
Eu vos chamo, ó meu Deus, porque me ouvis, / inclinai o vosso ouvido e escutai-me!Mostrai-me vosso amor maravilhoso, / vós que salvais e libertais do inimigo / quem procura a proteção junto de vós.
R.
Protegei-me qual dos olhos a pupila / e guardai-me, à proteção de vossas asas, Mas eu verei, justificado, a vossa face / e ao despertar me saciará vossa presença.
R.
A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo são Mateus 9, 32-38
Naquele tempo:
Apresentaram a Jesus um homem mudo, que estava possuído pelo demônio.
Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. As multidões ficaram admiradas e diziam: 'Nunca se viu coisa igual em Israel. '
Os fariseus, porém, diziam: 'É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios. '
Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade.
Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que nõo têm pastor. Então disse a seus discípulos:
'A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.
Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!'
Palavra da Salvação.

SÃO BENTO, ABADE - SANTORAL

Inclina o teu coração ao conhecimento da prudência.
Leitura do Livro dos Provérvios 2, 1-9
Meu filho, se aceitares as minhas palavras, e guardares contigo os meus mandamentos,
prestando atenção à sabedoria e inclinando o teu coração ao conhecimento da prudência;
se suplicares a inteligência e pedires em voz alta a prudência;
se andares à sua procura como ao dinheiro, e te lançares no seu encalço como a um tesouro;
então compreenderás o temor do Senhor, e alcançarás o conhecimento de Deus.
Porque é o Senhor quem dá a sabedoria, de sua boca procedem a ciência e o discernimento.
Ele reserva o êxito aos retos. É um escudo para quem caminha com integridade,
protege aquele que segue as veredas da justiça e guarda o caminho dos seus fiéis.
Então conhecerás a justiça e o direito, a eqüidade e todo bom caminho.
Palavra do Senhor.
Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!
Ou: Provai e vede quão suave é o Senhor!
Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, / seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; / que ouçam os humildes e se alegrem!
R.
Comigo engrandecei ao Senhor Deus, / exaltemos todos juntos o seu nome!Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, / e de todos os temores me livrou.
R.
Contemplai a sua face e alegrai-vos, / e vosso rosto não se cubra de vergonha!Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, / e o Senhor o libertou de toda angústia.
R.
O anjo do Senhor vem acampar / ao redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! / Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!
R.
Respeitai o Senhor Deus, seus santos todos, / porque nada faltará aos que o temem. Os ricos empobrecem, passam fome, / mas aos que buscam o Senhor não falta nada.
R.
Vós, que me seguistes, recebereis cem vezes mais.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 19, 27-29
Naquele tempo:
Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: 'Vê! Nós deixamos tudo e te seguimos. O que haveremos de receber?'
Jesus respondeu: 'Em verdade vos digo, quando o mundo for renovado e o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, também vós, que me seguistes, havereis de sentar-vos em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.
E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmós, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna.