Liturgia

4ª-FEIRA DA 32ª SEMANA - TEMPO COMUM

Escutai, ó reis, para que aprendais a Sabedoria.
Leitura do Livro da Sabedoria 6, 1-11
Escutai, ó reis, e compreendei. Instrui-vos, governadores dos confins da terra!
Prestai atenção, vós que dominais as multidões e vos orgulhais do número de vossos súditos.
Pois o poder vos foi dado pelo Senhor e a soberania, pelo Altíssimo. É ele quem examinará as vossas obras e sondará as vossas intenções;
apesar de estardes ao serviço do seu reino, não julgastes com retidão, nem observastes a Lei, nem procedestes conforme a vontade de Deus.
Por isso, ele cairá de repente sobre vós, de modo terrível, porque um julgamento implacável será feito sobre os poderosos.
O pequeno pode ser perdoado por misericórdia, mas os poderosos serão examinados com poder.
O Senhor de todos não recuará diante de ninguém nem se deixará impressionar pela grandeza, porque o pequeno e o grande, foi ele quem os fez, e a sua providência é a mesma para com todos;
mas para os poderosos, o julgamento será severo.
A vós, pois, governantes, dirigem-se as minhas palavras, para que aprendais a Sabedoria e não venhais a tropeçar.
Os que observam fielmente as coisas santas serão justificados; e os que as aprenderem vão encontrar sua defesa.
Portanto, desejai ardentemente minhas palavras, amai-as e sereis instruídos.
Palavra do Senhor.
Levantai-vos, ó Senhor, julgai a terra!
Fazei justiça aos indefesos e aos órfãos, / ao pobre e ao humilde absolvei!Libertai o oprimido, o infeliz, / da mão dos opressores arrancai-os!'
R.
Eu disse: 'Ó juízes, vós sois deuses, / sois filhos todos vós do Deus Altíssimo!E, contudo, como homens morrereis, / caireis como qualquer dos poderosos!'
R.
Não houve quem voltasse para dar glória
a Deus, a não ser este estrangeiro.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 17, 11-19
Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galiléia.
Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram ao seu encontro. Pararam à distância,
e gritaram: 'Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!'
Ao vê-los, Jesus disse: 'Ide apresentar-vos aos sacerdotes. ' Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados.
Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz;
atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um samaritano.
Então Jesus lhe perguntou: 'Não foram dez os curados? E os outro nove, onde estão?
Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?'
E disse-lhe: 'Levanta-te e vai! Tua fé te salvou. '
Palavra da Salvação.

SANTO ALBERTO MAGNO, BISPO E DOUTOR DA IGREJA - SANTORAL

Ela o encherá do espírito de sabedoria e inteligência.
Leitura do Livro do Eclesiástico 15, 1-6
Quem teme a Deus, faz o bem; e quem observa a lei, consegue a sabedoria.
Ela vem aos seu encontro como mãe venerada, e como jovem esposa o abraça.
Ela o alimenta com o pão da vida e do entendimento e lhe dá de beber a água da salutar sabedoria. Nela ele se apóia e não cai;
confia nela e não será enganado. Ela o eleva entre seus companheiros
e faz com que ele tome a palavra no meio da assembléia. Ela o encherá do espírito de sabedoria e inteligência, e o cobrirá com o manto da glória.
Ele encontra a felicidade e uma coroa de alegria e ainda terá, como herança, um nome imortal.
Palavra do Senhor.
Ó Senhor, ensinai-me os vossos mandamentos!
Como um jovem poderá ter vida pura? / Observando, ó Senhor, vossa palavra.
R.
De todo o coração eu vos procuro, / não deixeis que eu abandone a vossa lei!
R.
Conservei no coração vossas palavras, / a fim de eu não peque contra vós.
R.
Ó Senhor, vós sois bendito para sempre; / os vossos mandamentos ensinai-me!
R.
Com meus lábios, ó Senhor, eu enumero / os decretos que ditou a vossa boca.
R.
Seguindo vossa lei me rejubilo / muito mais do que em todas as riquezas.
Coisas novas e velhas.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 13, 47-52
Naquele tempo, disse Jesus à multidão:
'O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo.
Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam.
Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos,
e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí, haverá choro e ranger de dentes.
Compreendestes tudo isso?' Eles responderam: 'Sim'.
Então Jesus acrescentou: 'Assim, pois, todo mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas'.
Palavra da Salvação.